Ciatalgia
- Simplifica Neuro
- 7 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
1- Definição:
Ciática ou ciatalgia refere-se à dor que irradia ao longo do caminho do nervo ciático, que se ramifica da parte inferior das costas através dos quadris e nádegas e desce por cada perna. Normalmente, a ciática afeta apenas um lado do seu corpo.


2- Anatomia:
O nervo ciático ou isquiático é o maior nervo do corpo humano. Esse nervo é derivado da quarta e quinta raízes lombares e primeira e segunda sacrais, motivo pelo qual um disco rompido em qualquer um desses níveis pode simular neuropatia ciática.
O nervo ciático fornece inervação motora para os músculos isquiotibiais e todos os músculos abaixo do joelho através de suas duas divisões, os nervos tibial e fibular; o nervo ciático transmite impulsos sensoriais da parte posterior da coxa, da parte póstero-lateral da perna e de toda a planta do pé.

3- Causas:
A ciática ocorre comumente quando uma hérnia de disco, esporão ósseo na coluna vertebral ou estreitamento da coluna (estenose espinhal) comprime qualquer raiz nervosa que origina o nervo. Isso causa inflamação, dor e, muitas vezes, dormência na perna afetada.
O nervo ciático é comumente ferido por fraturas da pelve e fêmur, fratura / luxação do quadril, ferimentos de bala na nádega e na coxa e injeção de substâncias tóxicas na região glútea inferior. A artroplastia total do quadril é outra causa. Tumores da pelve (sarcomas, lipomas) ou região glútea podem comprimir o nervo. Sentar-se por um longo período com as pernas flexionadas e abduzidas (posição de lótus) sob a influência de narcóticos ou barbitúricos ou deitado sobre uma superfície dura em um estupor sustentado pode ferir gravemente um ou ambos os nervos ciáticos ou seus ramos. O nervo pode estar envolvido por neurofibromas e infecções e por necrose isquêmica no diabetes mellitus.

4- Sintomatologia:
A marca registrada da ciatalgia é a dor que irradia da coluna lombar para a nádega e na parte de trás da perna. Pode haver desconforto em quase qualquer lugar ao longo da via nervosa, mas é especialmente provável que siga um caminho da região lombar até a nádega e a parte posterior da coxa e da panturrilha.
A dor pode variar amplamente, de uma dor leve a uma sensação aguda de queimação. Às vezes, pode parecer um choque ou choque elétrico.
Pode ocorrer parestesia e fraqueza muscular na perna e pé afetados. Dificuldade para andar e manter a coluna ereta também podem ser encontradas.
A dor pode variar amplamente, de uma dor leve a uma sensação aguda de queimação. Às vezes, pode parecer um choque ou choque elétrico.
Pode ocorrer parestesia e fraqueza muscular na perna e pé afetados. Dificuldade para andar e manter a coluna ereta também podem ser encontradas.

5- Diagnóstico:
Ciática é diagnosticada com um exame físico e histórico médico. Os sintomas típicos e certas manobras ajudam o profissional de saúde a diagnosticar ciática. Raios-X e outros testes, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletroneuromiografia, podem ser usados para definir melhor as causas exatas da ciatalgia.
6- Tratamento:
O tratamento de base é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, atividades de correção postural e fisioterapia.
Em casos de dor intensa, opioides (derivados da morfina) podem ser necessários.
O uso de relaxante muscular ou benzodiazepinas, como o diazepam, também ajudam no controle dos sintomas.
Como a dor da ciatalgia tem origem neurológica, medicamentos com antidepressivos ou anticonvulsivantes podem ser usados para controlar dores crônicas.
7- Referências:
Adams Victor’s Principles of Neurology, 11ª edição
Moore Anatomia 7ª Edição
Autora: Agnes Stolerman
Revisão: Dr Diego de Castro
Comments